Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de agosto, 2010

Desalento na Zona Rural de Palmares

O majestoso por do sol na zona rural de Palmares emoldurado pelo mar de cana-de-açúcar, simbolo centenário da riqueza da região esconde fome e abandono por parte das autoridades. As doações que estão minimizando os problemas da zona urbana não estão se fazendo presente no campo de Palmares. Eu penso que ainda há uma falsa noção de que esta parte da população possui os meios necessários para o cultivo da agricultura de subsistência e, por este motivo não estaria necessitando de água potável, alimentação e cuidados médicos. Simplesmente por estarem morando no paraíso terrestre. Mas, o que vemos até então é fome e um esquecimento destas famílias que necessitam de quase tudo para subsistir. Muitas famílias estão se alimentando de banana verde para não morrer de fome. É necessário fazer algo ou será tarde demais para eles. Como diria o presidente Lula: "quem tem fome tem pressa"

Poderes e Sociabilidade na UFPE

A Linha Poder Político e Movimento Sociais, ligada ao Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, convida a todos os pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação em Ciências Humanas a se integrarem às atividades do II Seminário Poderes e Sociabilidades na História, que se realizará no período de 3 a 5 de novembro de 2010. O objetivo principal deste evento é reunir pesquisadores, professores e estudantes com interesses relacionados à Linha de Pesquisa, que orienta o Seminário, a trocarem experiências sobre pesquisas temáticas, e metodologias no campo da História. A linha Poder Político e Movimentos Sociais busca articular pesquisas sobre dois temas clássicos da História Social: as relações de poder entre agentes históricos, os mais diversos, e como o desenrolar dessas relações podem resultar no surgimento de movimentos sociais mais amplos. Nesse sentido, diversas temáticas no campo da História Social e Política, tais como trabalho, gênero, etnia e meio ambiente,...

Antes e depois

A mais de dois meses da cheia de 18 de junho deste ano e eu peço para você mesmo a comparação.

Dom Acácio

Dom Acácio foi o primeiro bispo diocesano de Palmares. e, também foi o primeiro a enfrentar uma Mata Sul de Pernambuco às vésperas do golpe civil-militar de 1964. Ao lado de Dom Helder no Recife e de Dom Francisco em Afogados da Ingazeira, formou uma resistência que salvou muitas vidas da repressão e da tortura em Pernambuco. Ele foi a ultima testemunha ocular da Morte de Dom Expedito Lopes. Um grande bispo da Igreja e um ser humano, acima de tudo unido a Deus e ao povo. Seu lema trazia em si a sua vida: Unido em Cristo para missão. Adeus caro bispo, Deus te guarde em seu seio.