Muitas pessoas sonham com os tempos da Ordem oriunda dos quarteis, dos porões da ditadura militar, das torturas, da censura. Pessoas que não possuem o mínimo conhecimento daquilo que foi um dos períodos mais obscuros da história. Talvez estas pessoas, sejam movidas pelo espírito de nostalgia que sempre diz: " as coisas do passado são melhores sempre, sempre melhores que hoje. A música, a comida, as roupas, o clima... tudo era muito melhor que hoje".
Melhor por quê? Porque se esquece dos males, do sofrimento, do silenciamento da memória social. Mas, o que produziu tal esquecimento? O esforço realizado pelo aparelho midiático, que por sinal lucrou muito com a disciplina e a ordem. Que o diga o maior conglomerado de comunicação do Brasil.
Apoiar o terrorismo estatal foi muito lucrativo para estas instituições. Quem ganhou com o golpe? O povo? Não. Podemos constatar que a desigualdade social cresceu assustadoramente após 1964 e, os militares tiveram que deixar o poder porque a crise financeira e social eram insustentável, na década de oitenta.
Mas o que não se entende é o clamor por um golpe de Estado. Por que pessoas apoiariam a derrocada da democracia? Por que pessoas com um certo grau de instrução clamam a favor da ordem? Não sei. Principalmente quando são pessoas que melhoraram substancialmente sua qualidade de vida com o governo do PT.
Talvez, para essas pessoas, falte uma reflexão, para além da mídia, talvez lhes falte conversar com famílias de desaparecidos, investigar melhor o tema. Ter tempo para ver o mundo com os próprios olhos. Superar a reprodução do esquema do opressor. Ter uma melhor imagem de si e, do que pode vir a ser.
Eu sou otimista! Espero que o gigante desperte em favor do bem comum.



Comentários
Postar um comentário