Cada vez mais pessoas são mortas no Brasil. As razões são diversas, mas a principal dela é a falta de respeito pela vida. Me parece que estamos vivendo um clima de selvageria onde se mata por matar. Onde a vítima não reage, mas morre a sangue frio.
Não quero levantar a questão da redução da maioridade penal por pensar que deve haver um conjunto de fatores para a resolução do problema, tais como educação de qualidade e oportunidade de emprego e de renda para a maioria da população. Neste sentido, vejo um esforço para amenizar este quadro que se apresenta a nós, se não de modo crônico, mas de difícil solução.
Quando me refiro a solução, excluo todas as ações que não sejam coletivas porque acredito é maior do que uma ação personalista.
Há algumas questões teóricas e filosóficas que tocam o sentido da vida e o modelo de sociedade a ser abraçado pela maioria da população.
Espero que essas questões possam ser resolvidas, o mais depressa possível. Porque há pessoas sendo mortas ou impedidas de viver plenamente suas vidas por uma série de fatores.
É necessário ver a violência como uma consequência do modelo adotado e não a causa dele, uma vez que os "movedores" deste modelo não são vítimas da violência e nem moram nos países em desenvolvimento.
No entanto, continuo pregando uma postura ética e modelos mais inclusivos para este novo milênio que só está começando.
Abraços a todos.

Comentários
Postar um comentário